quinta-feira, 31 de julho de 2008


Ser Flamengo é...

As pessoas não entendem como os flamenguistas o são mesmo diante de todas as adversidades. A resposta é simples e nesse início de Brasileirão foi confirmada. As pessoas se incomodam enormemente com o Flamengo. Mesmo que o seu time não esteja bem no campeonato, tudo bem, desde que o Flamengo perigue cair.

Não falta quem diga que espera ver o dia em que o rubro-negro carioca vá para a 2ª divisão. Isso tudo porque o Flamengo incomoda mesmo. Incomoda por que é o melhor e o melhor incomoda. A alegria alheia incomoda. E sendo assim as pessoas querem mais é que o time vá por água abaixo.

Mas o que se tem de fato é justamente o contrário. Mesmo sem apresentar um bom futebol há muito tempo, o Flamengo segue com a maior torcida do mundo. Formada em sua maioria por pobres e favelados, como muitos dizem? Sim, mas mesmo assim é a maior e a mais feliz.

Tanto que demonstra isso sendo a torcida que mais cria cânticos de louvor ao time, exaltando suas qualidades e não simplesmente criticando o adversário. Chamamos a atenção de volta para as torcidas.

Agora, estamos de volta na briga com os grandes clubes brasileiros, algo que as outras equipes já perceberam que se não for comprometido por nenhuma administração leviana, leva o Flamengo, primeiro clube a ser pentacampeão brasileiro, a ser também, o primeiro a ser decacampeão.

Isso, aliado a nossa fé inabalável em nosso time, faz os adversários pirarem, e deixam o Flamengo eternamente na condição de time a ser batido. Mais que um clube, mais que uma torcida, somos uma nação. E nós, para nós mesmos, nos bastamos. Somos felizes assim e assim incomodamos.

Nenhum comentário: